Como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo

cachorro que faz xixi errado

Não existe muito segredo, é um trabalho de amor e paciência.

Perder a calma, gritar ou dar bronca não ajuda. Bater menos ainda. O cachorro poderá desenvolver medo de você e poderá reter xixi ou cocô, o que não é nada bom.

Alguns casos extremos acabam até cometendo cropofagia, que é quando o cachorro começa a ingerir as próprias fezes.

Para tudo dar certo é preciso de amor, paciência e alguns exercícios, veja aqui como é fácil doutrinar seu amiguinho a fazer tudo certinho.



aprendendo a fazer xixi no jornal

Primeiro você precisa saber que eles gostam de lugares secos e limpos, muitos cães não gostam sequer de molhar as patinhas quando fazem xixi, assim você pode ajudar criando situações favoráveis.

Melhor ainda é você saber que eles buscam por lugares com cheiros próprios de xixi, deles ou até de outros cães.

Então você pode usar isso a seu favor.

Para eles encontrarem um lugar bom é ter por exemplo jornal, isso ajuda a reter a urina e não sujar as patinhas.

Veja onde o cãozinho está fazendo o seu xixi mais rotineiramente e deixe um jornal ali.



produto para incentivar a fazer xixi certo

Ele entenderá que o jornal é melhor para ele. Assim ele procurará o jornal quando tiver vontade.

Daí você vai levando o jornal, nas trocas, mais para onde deseja que ele faça o xixi, aos poucos, em cada troca leve o jornal uns 2 metros de cada vez.

E mantenha o local anterior mais limpo que o nornal, para o cheiro não atrapalhar na hora da escolha.

Quanto ao cheiro há produtos como "Xixi Não Pode", que é um Spray que inibe o cheiro e faz com que o cão não queira aquele lugar, assim nas trocas passe o produto no local anterior.

Ainda há produtos que atraem pelo cheiro o cachorro e o incentiva a fazer sobre o cheiro, por exemplo o "Pipi Dog" ou o "XixiAqui". Basta lançar umas gotas do produto para atrair o cachorro para o local certo.



hidrante para cachorro fazer xixi

Ao fazer desde pequeno vai garantir que em poucos dias ou semanas o cãozinho se acostume a isso, até fazer no local certo. Cabe destacar que o jornal pode ser um trabalho para limpar, pois ele deixa passar a urina e suja o chão, daí tem que limpar tudo direitinho, tirar o jornal com xixi pode dar trabalho pois tem líquido sobre o mesmo e levar o jornal até o lixo pode ser desastroso. É melhor trazer um saquinho até o local.

Se preferir uma dica ainda melhor use tapetes descartáveis, eles absorvem a urina instantaneamente, não deixam que a urina passe para o lado de baixo, não deixando o chão sujo.

O legal é que os tapetes possuem produtos higiênicos, como um talco, que encobrem bastante o cheiro do xixi, não sendo um problema para quem vive no local.

Ainda mantém cheiro suficiente para atrair o cão no mesmo tapete, podendo o cãozinho fazer xixi ali mais de uma vez, se for de raça pequena é possível fazer 6 vezes no mesmo tapete, com tudo certinho.

É só ir puxando o tapete do local em que ele preferiria fazer até onde você deseja que ele faça como rotina.

Depois é só dobrar e jogar fora.

Quando ele estiver maior e a quantidade de xixi aumentar talvez você prefira não usar produtos descartáveis e adotar produtos laváveis, com mais economia.

O mercado possui vários modelos que imitam desde grama, jardim até cones! Para machos os cones são muito atrativos.

Inclusive para a questão dos tapetes higiênicos descartáveis em caso de machos você pode prender o tapete na parede para que ele possa tradicionalmente levantar a perninha.

A melhor dica de todas é dar a sua atenção!

Eles adoram quando o dono fica feliz, por qualquer que seja o motivo.

Então, quando o cachorrinho fizer no local desejado dê para ele sua alegria, faça um carinho e mostre claramente que esse é o local certo. Não encorajamos ninguém gratificar o bichinho com petiscos, isso pode criar um hábito difícil de eliminar depois.

Cachorros são como crianças e fazem pirraça quando contrariados. O dono quando sai de casa e ele fica ou a falta de um petisco que ele estava acostumado pode trazer para ele uma vontade incontrolável de te irritar, daí ele faz xixi de pirraça onde sabe que é errado.

Então, tente não criar um hábito bom usando um hábito que possa ser complicado depois.

Carinho é suficiente para ele fazer tudo certo.

Cachorros adotados ou que chegaram ao seu lar já grandinhos podem ser mais difíceis para adotar os bons modos, nesse caso é possível adotar o pestico de início, mas não por muito tempo, é para apenas criar bons laços entre cão e seu dono. Substitua os petiscos o mais rápido possível por carinho e atenção.

Se fizer xixi em local errado, somente diga "não" e sem tom agressivo, eles sabem entender o "não" simplesmente. Paciência é a chave de tudo.

Se você encontrar o xixi em lugar errado depois de já ter feito, dizer "não" é de pouca ajuda, a correção deve ser no momento exato em que ele estiver fazendo.

Mantenha a vigilância e dê os parabéns quando ele fizer tudo certinho, no mesmo instante.

A idade ideal para que tudo fique em paz é depois dos 6 meses de idade, até lá tem que ter paciência.

Procure acompanhá-lo ao acordar até o local certo, isso ajuda muito e ele aprende controlar o momento de fazer para ganhar o carinho.

Eles adoram deixar o seu dono feliz, à partir do momento que entendem isso tudo dá certo.

Use os produtos disponíveis no mercado para ajudar e lide com a situação com carinho.

Produtos relacionados e disponíveis em Nossa Clínica:

Casadinho Pipi Pode e Pipi Não Pode

Casadinho Pipi Pode (20ml) e Pipi Não Pode:

A solução conjugada para adestrar seu pet a fazer xixi no lugar correto. Indicado para cães filhotes ou para cães adultos que relutam em aprender o adestramento fisiológico. Para fazer um contato agora, clique aqui.

Tapete Higiênico Pet Society

Tapete Higiênico Pet Society:

Tapete higiênico descartável desenvolvido exclusivamente para linha pet, funciona como educador, indicado para cães e gatos de todas as raças.. Para fazer um contato, clique aqui.

Educador Sanitário para Cães Xixi Sim! Plast Pet Care 20mL

Educador Sanitário para Cães Xixi Sim! Plast Pet Care 20mL:

Para você educar seu amiguinho a urinar somente em locais desejados. É ideal para você que reside em apartamentos e locais menores. Ele nunca mais vai cometer o ato de urinar no cantinho errado. Para fazer um contato, clique aqui.

Postinho Chalesco Pipi Park Educador Sanitário

Postinho Chalesco Pipi Park Educador Sanitário:

O Postinho Chalesco Pipi Park Educador Sanitário é para você que tem um machinho em casa, sabe que eles gostam de mirar num postinho.Ele é útil para aquela fase em que o seu cãozinho esta ficando "mocinho" e começa a carimbar tudo que vê pela frente. Para fazer um contato, clique aqui.

Instagram @clinicadra.dorisbruder

Matérias em destaque:

Leishmaniose em Cachorro Tratamento e Prevenção
doença do carrapato
Tratamento de câncer com eletroquimioterapia
ultrassom veterinário em rio preto
cirurgia com anestesia inalatória em rio preto
glândula anal inflamada
Limpeza Dentária Canina
Eletroquimioterapia em cães e gatos
Anestesia inalatória em cães e gatos
Ultrassom para cães e gatos
Dicas para cachorro fazer xixi no lugar certo
Eletroquimioterapia como tratamento para cães e gatos